A União Europeia (UE) vai insistir na próxima terça-feira em Bruxelas, quando se reunir com a Organização de Países Produtores de Petróleo (OPEP), num aumento da produção de crude que ajude a diminuir o preço dos combustíveis.

«Os 27 querem que se tomem as medidas necessárias para fazer baixar o preço do petróleo», resumiu, em declarações à agência «Lusa», o porta-voz da Comissão Europeia responsável pela Política de Energia Ferran Tarradellas.

A UE e a OPEP têm terça-feira em Bruxelas o seu habitual encontro a nível ministerial, que tem lugar duas vezes por ano, no âmbito do diálogo permanente entre as duas partes.

Tarradellas explicou que, para os 27, as medidas que vão permitir uma diminuição do preço do petróleo devem ser tomadas a dois níveis.

Por um lado, será necessário que os países consumidores, como os Estados-membros da UE, «aumentem a eficiência energética».

A Comissão Europeia defende que a UE deve tomar medidas para se tornar mais eficiente na utilização de energia e menos dependente dos combustíveis fósseis, através de uma maior utilização de energias renováveis, biocombustíveis e reduções de gases com efeitos de estufa.

Na agenda oficial do encontro estão previstas discussões sobre os cenários a longo prazo da UE no domínio da Energia e o relatório da OPEP sobre as perspectivas petrolíferas a nível mundial (World Oil Outlook), assim como conversações sobre os princípios fundamentais e factores de fixação dos preços.