Como é o típico líder executivo sénior na Europa? Segundo a 17.ª edição do anual UPS Europe Business Monitor, é «um homem comum», prefere «rock» à música clássica, dá mais valor ao tempo do que ao dinheiro nos bolsos e prefere o bom humor ao drama intelectual.

A pesquisa, que envolveu inquéritos a 1.451 executivos de topo de sete países (dos quais não se inclui Portugal), refere igualmente que os líderes dos negócios sonham perder alguns quilos e gostam mais de vinho do que de cerveja, futebol do que de golfe.

«O vinho vence a todos os níveis, especialmente em Itália e França (81 e 82 por cento dos inquiridos respectivamente). Mas os inquiridos na Bélgica, Países Baixos e Reino Unido (72%, 70% e 67%, respectivamente) demonstram um maior interesse no vinho do que os inquiridos num país com tradição na produção de vinho, a Espanha (66%). Na verdade, os inquiridos em Espanha surgem como os mais entusiastas consumidores de cerveja de todos (29%), sendo apenas superado pelos alemães (31%)», diz a referida análise.

No que diz respeito a substâncias mais suaves, em média, a maior parte das pessoas ficam satisfeitas por beber água da torneira, mas o cenário é marcado por diferenças em todos os países. A Alemanha lidera o grupo dos países com mais adeptos de água engarrafada (74%), seguida da Itália (63%), França (61%) e Bélgica (58%).

Preocupado com os custos do carro

Quando pensam qual o carro a comprar, os líderes de negócios na Europa preocupam-se mais com preço do carro e com o consumo de combustível do que outro qualquer factor. Um total de 61% dos inquiridos mencionou que ambos os custos (37%) e economia (24%) de um veículo são os que estão no topo das suas considerações, à frente do estilo (20%) ou segurança, conforto ou fiabilidade (todos com 16%).

«Apesar de todo o entusiasmo à volta dos híbridos, os automóveis amigos do ambiente surgem num baixo sétimo lugar na consideração dos líderes executivos na Europa como factor chave para a sua compra (15%). Curiosamente, num mundo onde as marcas adquirem um estatuto cada vez mais importante, a marca dos automóveis tem importância apenas para 8% dos inquiridos», conclui o Europe Business Monitor.