Este lançamento, que coincide com a disponibilização do MSN em português, é a resposta da empresa para assegurar o domínio do «software» nas operações de Internet.

Os produtos disponíveis para «download» gratuito são o Windows Live Photo Gallery, que permite organizar e partilhar fotografias e vídeos, o Windows Live Mail, que possibilita agregar várias contas de correio electrónico num só, o Windows Live Spaces, serviço de rede e «blogging», ou o Windows Live Events, que permite planear eventos e enviar convites.

«As pessoas querem usar a Internet para se exprimir, promover novos círculos de relacionamento social, partilhar informação. Na Microsoft têm sido feitos esforços no sentido de facilitar a ligação entre as pessoas», disse o responsável pela divisão on-line da Microsoft para as regiões da Europa Central e de Leste, Arend Hendricks, em conferência de imprensa.

Estes serviços, definidos pela Microsoft como «de próxima geração do Windows Live, podem ser descarregado gratuitamente no endereço get.live.com.

Só em Portugal, o Windows Live Messenger conta com 2,5 milhões de utilizadores enquanto 2,3 milhões de portugueses têm contas de e-mail Hotmail. A Microsoft refere ainda que existem 1,2 milhões de internautas com contas Windows Live Spaces.