Julen Lopetegui quer ver o FC Porto a defrontar o Athletic Bilbao, esta quarta-feira, sem olhar para a classificação. O FC Porto é líder do Grupo H, com sete pontos, e uma nova vitória sobre a equipa basca pode abrir, desde já os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas o treinador só quer fazer contas no final.

 

«Não fazemos nenhum tipo de contas, queremos fazer o nosso jogo. Fazer contas não nos vai ajudar a competir, temos de estar concentrados sobre o que vamos fazer amanhã», começou por destacar na antevisão do jogo.

 

O At. Bilbao, com apenas um ponto, está obrigado a vencer para continuar a sonar com a próxima fase. «Também não pensamos nos pontos dos adversários, cada jogo é diferente. Vamos ter pela frente um grande rival, tudo o mais não nos vai ajudar no jogo. Estamos só a pensar no que podemos fazer amanhã durante o jogo», insistiu.

 

A equipa basca não vai poder contar com Aduriz, a maior referência do ataque da equipa basca. «Se não vai jogar, irá jogar outro. O Guillemo fez um bom jogo no Dragão [marcou num golo], o Athletic tem uma boa equipa, um bom treinador e tem soluções para colmatar a ausência de um jogador», comentou.

 

No primeiro jogo, no Dragão, Ernesto Valverde surpreendeu com as alterações que fez no onze habitual do Athletic. «Não sei que onze Valverde vai escolher para amanhã, mas de certeza que vai ser um onze tão competitivo como foi o do Dragão. Estamos prontos para dar resposta mas, para nós, mais importante do que o rival, é o nosso grupo. Estamos focalizados e concentrados», destacou.

 

Valverde, que falou antes de Lopetegui, tinha dito que esperava um FC Porto com muita posse de bola. «Somos uma equipa que não tem grandes surpresas. Vai ser um jogo com um ambiente fantástico, um jogo exigente, mas vamos encará-lo como os outros jogos. Quando tivermos bola, vamos atacar e vamos tentar tê-la o mais tempo possível», referiu.

 

O At. Bilbao perdeu no Dragão por 1-2, mas na última jornada da liga espanhol bateu o Sevilha (1-0) que era líder. «As vitória são importantes e dão confiança às equipas. O Athletic quando foi ao Dragão foi uma boa equipa, contra o Sevilha foi uma boa equipa e amanhã também espero uma boa equipa. O importante é que possamos dar a resposta que queremos dar», destacou.

 

O FC Porto está a ter um trajeto na Champions invejável, só comparável ao do Real Madrid ou Bayern Munique, mas o treinador prefere não fazer comparações. «Não tenho opinião sobre isso, estamos a fazer o nosso caminho e estamos concentrados em continuar a crescer em todas as competições em que participamos. Mas não faço comparações com outros», comentou ainda.