O Benfica volta a jogar, esta segunda-feira, após o jogo com o Bayern de Munique e vai fazer o seu quarto jogo em 14 dias. Muito se tem falado do cansaço que os jogos europeus podem causar nas equipas, mas Rui Vitória afastou totalmente esse cenário.

«Houve cinco dias entre o jogo passado e este e três no anterior. Sobre os jogadores que poderão jogar podem haver mudanças, de alguns que não jogaram na quarta e joguem agora. É importante que às vezes se reflita sobre os parâmetros de análise do cansaço. Diz-se isso do cansaço com base em quê? Se olharmos para o desempenho da minha equipa há vários parâmetros a dizer que não estamos cansados.»

O treinador completaria em seguida, dizendo que se toda gente olhar para a sua equipa «com olhos de ver», chegarão à conclusão que há «jogadores que começaram mais tarde, outros que têm menos jogos, mas nada diferente do panorama normal».

E concluiu: «Cansaço porquê? Na minha análise não estamos cansados, mas o árbitro apita e o jogo tem vida própria. Agora naquilo que são os nossos parâmetros de análise não estamos cansados.»

A pergunta sobre se jogar depois do Sporting vencer traria mais pressão também surgiu, mas Rui Vitória voltou a responder da mesma forma: «O foco do Benfica, seja sexta, sábado, domingo, segunda, terça ou quarta, que foram os dias a que já jogámos, é sempre o de ganhar, é sempre para ganhar.»

«Não damos importância porque já desde o início da época fomos falando disto: o foco somos nós. Eu já disse isto algumas vezes, houve jogos em que jogámos imediatamente a seguir aos adversários diretos, outras vezes antes, estamos completamente preparados para as circunstâncias do calendário. Acima de tudo estamos preparados porque nos focamos muito em nós, não estamos focados nos adversários. O nosso foco sempre foi este, daí que para nós isso [jogar depois] é meramente estatístico.»