Rui Vitória, treinador do Benfica, em declarações na conferência de imprensa após a vitória das águias frente ao FC Porto, neste domingo.

«Foi um jogo muito disputado, que teve triunfo à Benfica. Jogámos este jogo como tínhamos de jogar. Quando foi preciso ganhar duelos, ganhámos, quando foi necessário colocar a bola no chão colocámos e quando foi preciso unir as tropas unimos. E por isso acabámos por vencer, de forma difícil, mas justa. Na segunda parte entrámos muito bem e sem perder lucidez porque estávamos a defrontar uma equipa que sabíamos que a qualquer momento podia lançar uma bola nas nossas costas. Fomos à procura do golo, conseguimos e mesmo depois de marcar, fomos nós que estivemos mais perto. Obviamente que depois da expulsão tivemos de unir as tropas. Ficámos novamente com 10 jogadores, mas conseguimos vencer.»

«Ontem, aqui [na antevisão] até disse qual era a equipa [do FC Porto] que ia jogar e atrevi-me a dizer que íamos ganhar o jogo. E ganhámos.»

[as mudanças no Benfica da primeira para a segunda parte]

«Hoje tivemos de fugir um pouco ao nosso estilo de jogo. Porque tínhamos de entrar e ganhar duelos diretos, ir ao choque. Na segunda parte, quando as dificuldades começam a aparecer pelo cansaço, tem de haver concentração para ganhar aquela bola que anda a saltar de cabeça em cabeça e nós tivemos esse discernimento.»

«Jogámos contra uma equipa que que desgasta o adversário porque obriga toda a gente a descer trinta metros com uma bola nas costas, depois obriga a subir novamente e temos de estar sempre alerta. O importante foi a vitória em nossa casa, frente a um público que deu corpo ao que é uma vitória à Benfica. É assim que se parte para as reconquistas: lá dentro, mas também com o público cá fora.»

[Sérgio Conceição disse que o empate seria justo]

«Estes jogos são muito equilibrados. Nenhuma das equipas chega com muita qualidade em cima da outra. Decide-se no pormenor. Aquilo que queríamos para o jogo aconteceu. Fizemos mais por isso, anulámos o Brahimi, travámos o Marega e quando foi preciso chegar mais à frente, conseguimos. Na parte final, com menos um jogador, o FC Porto acaba por se aproximar mais da nossa área, mas só quando ficou em vantagem.»