Leonardo Jardim já não é treinador do Sporting.

O anúncio foi feito, esta terça-feira, em conferência de imprensa conjunta do treinador e de Bruno Carvalho, presidente dos leões.

O madeirense deverá seguir para o Mónaco, que hoje finalmente oficializou a saída do italiano Claudio Ranieri.

Bruno Carvalho diz que a cláusula de rescisão do treinador de 15 milhões estava em vigor para clubes nacionais e que havia «um acordo de confidencialidade» de três milhões para o estrangeiro.

De acordo com o dirigente, ficou estabelecido com Jardim que a indemnização pode subir «dos três para os seis milhões em caso de títulos conquistados» e que existe um «valor no caso de regresso a Portugal nos próximos quatro anos, que obrigará ao pagamento de um remanescente entre o recebido e os 15 milhões» da cláusula. 

Leia também: Marco Silva oficializado em breve 

«Já tínhamos encerrado as negociações para uma renovação, renovação essa que teria efeito se não houvesse até ao dia de hoje uma proposta. Isso aconteceu», adiantou Bruno de Carvalho.

«Leonardo Jardim tem sempre as portas abertas, porque acabámos esta relação de trabalho com um sentimento de respeito e sobretudo de amizade. Foi um ano muito, muito bom e muito agradável em relação ao que tínhamos idealizado para o Sporting.»

O presidente leonino elogiou, de resto, «todo o sportinguismo e a vontade de Leonardo Jardim ajudar o Sporting», acrescentado no entanto que não ficou triste pela saída do treinador.

«Fizemos a aposta que fizemos e não estamos arrependidos. Houve propostas em cima da mesa e é a vida. Temos de encarar a vida com naturalidade. Estar tristes agora seria estragar um ano que nos deixa orgulhosos do que fizemos. As coisas avançam e temos de saber resolver as questões.»

Leonardo Jardim : «Até um dia»

Leonado Jardim, por outro lado, não quis falar de uma despedida sem retorno. O treinador espera voltar a encontrar o Sporting no futuro.

«Estamos aqui para dizer um adeus, mas também um até um dia ao meu clube e a todos os sportinguistas», referiu.

«O que sinto agora são sentimentos antagónicos: um sentimento de alguma tristeza por deixar um clube que gosto muito, mas a verdade é deixo o Sporting porque vou dar um passo em frente na minha carreira.»