Sem Neymar, lesionado, mas com Messi de volta ao onze, o Barcelona venceu neste sábado em Malaga (2-1), resultado que lhe vale a liderança provisória da Liga, pelo menos até ao jogo do At. Madrid, neste domingo.

Tal como na primeira volta, em Camp Nou, onde perdeu pela margem mínima, o Málaga, sem portugueses – Ricardo Horta não saiu do banco e Duda entrou a apenas sete minutos do fim – deu muita luta aos catalães, que precisaram de uma magia do regressado Messi, na segunda parte, para garantirem a sexta vitória consecutiva.

O jogo começou praticamente com o primeiro golo do Barcelona, com Munir, o substituto de Neymar, a aproveitar um grande trabalho individual de Luis Suarez para concluir sobre a linha de golo. Mas com Vermaelen instável na zona defensiva, o Málaga começou a ameaçar a baliza do Barça, e aos 32 minutos o jovem venezuelano Juanpi marcou o seu primeiro golo na Liga espanhola, pondo fim a uma sequência de 576 minutos sem sofrer golos por parte do guarda-redes Claudio Bravo.

Luis Enrique mexeu na defesa ao intervalo, e uma conclusão acrobática de Messi a cruzamento de Adriano, na esquerda, voltou a pôr a sua equipa por cima no marcador. O Málaga não se rendeu e ainda assustou Bravo em duas ocasiões, embora o Barcelona também pudesse ter fechado a discussão mais cedo, num jogo em que perdeu Adriano por lesão (72 minutos).

Ficha do jogo