A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) comunicou uma adenda ao empréstimo obrigacionista do Benfica

A entidade reguladora enumera os acontecimentos recentes a envolver a SAD do Benfica com o envolvimento do acionista da SAD José António dos Santos e de  Luís Filipe Vieira na operação «Cartão Vermelho» e a saída deste da presidência do Clube e do Conselho de Administração da SAD.

Além disso, CMVM refere que o Benfica tem «direito de preferência na aquisição» das ações de Luís Filipe Vieira «caso este decida transmiti-las a terceiro». 

Em relação à possível entrada do empresário John Textor na Benfica SAD, a CMVM informa que «a possível aquisição pelo mesmo de uma participação qualificada de 25 por cento no capital social da Benfica SAD está sujeita à verificação de determinadas condições, em especial a aprovação da aquisição daquela participação pelo SLB Benfica em Assembleia Geral da Benfica SAD». 

De resto, o Benfica emitiu um comunicado esta sexta-feira colocando-se contra a entrada de John Textor na SAD por achar que está em causa «a aquisição de uma participação qualificada por entidade concorrente».

A SAD conclui, admitindo temer «consequências graves e adversas a vários níveis» em face da acusação e investigação feitas a Luís Filipe Vieira. 

«Caso venha a ser apurado o incumprimento de quaisquer deveres legais e contratuais por parte de Luís Filipe Ferreira Vieira enquanto desempenhou funções como membro do Conselho de Administração, ou de outros processos que possam vir a surgir e que a Benfica SAD atualmente desconhece, poderão implicar consequências graves e adversas a vários níveis para a Benfica SAD, com impactos negativos (que o Emitente, atualmente e com base na informação disponível, não consegue quantificar) na reputação e imagem do Emitente e, consequentemente, nas atividades da Benfica SAD, na evolução dos seus negócios, nos seus resultados operacionais, na sua situação financeira, nos seus proveitos, no seu património e/ou na sua liquidez, bem como nas perspetivas futuras da Benfica SAD ou na sua capacidade de atingir os objetivos visados.»

[artigo atualizado]