O português Artur Jorge foi anunciado, esta sexta-feira, como novo treinador do Botafogo.

Depois de deixar o comando técnico do Sporting de Braga, o técnico de 52 anos assinou até ao fim de 2025 com o emblema brasileiro.

Artur Jorge já tinha aterrado no Rio de Janeiro há dois dias, acompanhado pelo empresário John Textor, tendo assumido que foi «fácil» convencê-lo a abraçar o novo desafio. O técnico luso também assistiu à derrota com o Junior Barranquila (3-1) na Libertadores e, já esta sexta-feira, orientou o primeiro treino.

Os adjuntos Franclim Carvalho e João Cardoso, o analista André Cunha e o preparador físico Tiago Lopes acompanham Artur Jorge no Botafogo.

O Sp. Braga, recorde-se, recebeu dois milhões de euros para libertar o treinador. Ainda assim, o presidente dos minhotos, António Salvador, teceu duras críticas a Artur Jorge pela forma como acertou a saída do clube.

Com sete jornadas para o fim do campeonato, o Sp. Braga encontrou a alternativa dentro de portas: Rui Duarte, que até aqui orientava os sub-23 dos arsenalistas, assumiu o comando da equipa até ao final da temporada.

Na próxima época, Daniel Sousa, atualmente ao serviço do Arouca, vai treinar o Sp. Braga.