O ciclista da Lampre-Merida, Jan Polanc, alcançou a vitória na quinta etapa do Giro, impondo-se isolado no alto de Abetone, esta quarta-feira. Nesta etapa da Volta a Itália também o espanhol Alberto Contador, ciclista da equipa Tinkoff-Saxo, saiu a ganhar ao conquistar a camisola rosa.

O esloveno resistiu às investidas dos seus principais opositores e dos principais candidatos à vitória final, mantendo a fuga do dia até ao último dos 152 quilómetros, a percorrer entre La Spezia e Abetone. Só na reta final é que cruzou a linha de meta em primeiro lugar, com o tempo de 04:09:18 horas. 

Em segundo lugar, com mais 01:31 minutos que Polanc, ficou o francês Sylvain Chavanel, da equipa IAM Cycling. Este foi mesmo apanhado sobre a linha por Fabio Aru, da equipa Astana, Alberto Contador e Richie Porte, ambos da Sky. Estes são os três principais candidatos à vitória final em Milão.

A luta pela camisola rosa foi vencida por Alberto Contador. O espanhol levou a melhor perante os seus adversários. Sucedeu assim na liderança geral ao australiano Simon Clarke, da Orica-GreenEdge. Aru está em segundo lugar, a dois segundos de Contador. Porte ocupa a terceira posição, a 20 segundos do primeiro lugar.