Júlio Ferreira conquistou esta quinta-feira a sétima medalha para Portugal nos I Jogos Europeus, em Baku, no Azerbaijão, com o bronze no taekwondo.
 
Depois do ouro de Rui Bragança (-58 kg), o taekwondo voltou a brilhar, agora na categoria de -80 kg, nos quais Júlio Pereira afastou o líder do ranking mundial, por ponto de ouro (8-7), vantagem que conseguiu também com o norueguês Richard Ordemann (6-5), no desafio decisivo.
 
Foi nos quartos de final que o português afastou o favorito do torneio, o macedónio, de origem inglesa, e tricampeão da Europa Aaron Cook, antes de cair frente ao azeri Milad Beigi Harchegani, perdendo por 6-2 e indo assim à repescagem pelo bronze.
 
Este bronze, o primeiro da missão de Portugal, junta-se ao ouro de Rui Bragança (-58 kg), também no taekwondo, e do ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo), bem como às pratas de João Silva no triatlo, João Costa no tiro e de Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros.
 
Após conquistar o ouro em equipas, juntamente com João Geraldo, os mais credenciados Marcos Freitas (10.º do ranking Mundial) e Tiago Apolónia (22.º) foram afastados nos quartos de final, terminando aqui o desempenho na modalidade.
 
Marcos Freitas caiu perante um adversário bem menos cotado, o inglês Paul Drinkhall (55.º), por 4-1, enquanto Tiago Apolónia (22.º) perdeu por 4-0 frente à sua ‘besta negra’, o bielorrusso Vladimir Samsonov, nono do ‘ranking’, a quem nunca venceu na carreira.
 
No ciclismo, Rafael Reis foi 19.º no circuito de 51,6 quilómetros, a 4.42 minutos do vencedor, o bielorrusso Vasil Kiryienka, ciclista da Sky, o único a correr em menos de uma hora, ao percorrer o percurso em 59.36.