Marta Paço conquistou este sábado o terceiro mundial consecutivo de surf adaptado (categoria VI 1), nos Mundiais dos Estados Unidos da América.

A surfista de 18 anos triunfou na final com uma pontuação de 8,67, batendo a concorrência da francesa Valentine Moskoteoc, segunda (6,00), e da espanhola Carmen López, terceira (4,50).

«Cada medalha é diferente, todos os anos há sentimentos e sensações diferentes, e este título foi o mais difícil dos três que já conquistei, mas tem esse lado de superação e triunfo, com mais esforço para ultrapassar a parte mental», disse Paço, citada pela Lusa.

Já Camilo Abdula (stand 1), conquistou a medalha de bronze: foi batido pelo japonês Shingo Kato (12,10) e pelo brasileiro Roberto Pino (16,94).

«Missão cumprida. O objetivo era chegar à final e consegui-o. Não consegui ser novamente primeiro, mas a competição é assim e os adversários, hoje, estiveram melhor. O mar também estava bonito, mas complicado, e não consegui encontrar as minhas ondas, mas é aceitar e para o ano há mais», afirmou.