O Gana foi ao Cairo carimbar o passaporte para o Brasil, apesar da derrota diante do Egito (1-2), os «Black Stars» fizeram valer a incontornável vantagem arrancada, há mais de um mês, em Kumasi (6-1), juntando-se assim à Nigéria, Costa do Marfim e Camarões entre as seleções africanas que no próximo verão vão estar no Brasil. Falta, agora, conhecer apenas o quinto representante africano que vai sair do embate entre Argélia de Slimani e Ghilas e o Burkina Faso, com os visitantes a jogarem em Argel com uma curta vantagem (3-2).

Argélia-Burkina: estádio cheio seis horas antes do jogo

Esta quinta-feira, no Cairo, os «Faraós» nunca deixaram transparecer a ideia de que podiam fazer história e virar a eliminatória, apesar de terem ganho vantagem, aos 24 minutos, com um golo de cabeça de Amr Zaki.

Foi o único golo até ao intervalo e faltavam, pelo menos, mais quatro, sem sofrer. Uma missão impossível, pela forma como o jogo estava a decorrer. A equipa de Bob Bradley limitou-se a defender a honra e ainda marcou mais um golo, por Gedo, a seis minutos do final. De nada serviu até porque, no último minuto, o Gana também marcou, por Kevin-Prince Boateng.

Ganhou o Egito, mas festejou o Gana com um resultado agregado de 7-3.

Resultados da 3ª e última eliminatória africana (a negro as equipas já apuradas):

Etiópia- Nigéria, 1-2 e 0-2

Costa do Marfim-Senegal, 3-1 e 1-1

Tunísia- Camarões, 0-0 e 1-4

Gana-Egito, 6-1 e 1-2

Burkina Faso-Argélia, 3-2 e esta terça-feira

Mundial-2014: lista de todos os apurados