O Qatar, de Carlos Queiroz, assumiu esta terça-feira a liderança isolada do grupo A da qualificação asiática para o Mundial 2026, ao vencer em casa da Índia, por 3-0.
Mostafa Meshaal (4m), Ali Almoez (47m) e Yusuf Abdurisag (86m) fizeram os golos da equipa treinada pelo técnico português.
Com este resultado, o Qatar soma agora seis pontos, mais três do que a Índia e do que o Kuwait, de Rui Bento, que goleou o Afeganistão (ainda sem pontos), por 4-0.
Al Khaldi, de penálti, fez o 1-0 na primeira parte, e bisou para o 3-0 aos 79 minutos. Daham havia feito o segundo dez minutos antes, e Shehab fez o 4-0 final já dentro dos últimos dez minutos.
No grupo E, Mehdi Taremi foi titular no empate do Irão na deslocação ao terreno do Uzbequistão, a duas bolas.
Rezaeian abriu o marcador aos 14 minutos e o avançado do FC Porto ampliou a vantagem iraniana ainda na primeira parte, mas no segundo tempo a formação da casa chegou ao empate com golos de Urunov (52m) e Sergeyev (83m).
Irão e Uzbequistão partilham a liderança do grupo, com quatro pontos. Turquemenistão e Hong Kong têm um ponto.
Já o Japão, com o sportinguista Hidemasa Morita no onze titular, goleou em casa da Síria, por 5-0. Take Kubo, Ueda (2x), Sugawara e Hosoya fizeram os golos da formação nipónica.
O Japão lidera o grupo B com seis pontos, mais três do que a Coreia do Norte e a Síria. Myanmar ainda não pontuou.
Por último, no grupo H, os Emirados Árabes Unidos, de Paulo Bento, isolaram-se na liderança da classificação, ao vencer em casa do Bahrain.
Abdalla Ramadan, aos 36 minutos, e Mabkhout, aos 90 e de penálti, fizeram os golos da partida.
Os EAU lideram assim o grupo com seis pontos, mais três do que o Bahrain e o Iémen. O Nepal ainda não pontuou.
[artigo atualizado]