O primeiro dia da visita de Bento XVI a Portugal terminou com o primeiro «banho de multidão», no Terreiro do Paço, e com um apelo aos católicos portugueses, para serem «uma presença irradiante da perspetiva evangélica» na sociedade.

«A prioridade hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspetiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na política», afirmou Bento XVI durante a homilia da missa do Terreiro do Paço.

Outro apelo deixado pelo Papa foi no sentido da ajuda de Portugal à afirmação da matriz cristã na Europa, à semelhança do que o país fez durante os Descobrimentos, quando foi um dos principais promotores da fé católica no mundo.

À chegada ao Terreiro do Paço, o Papa recebeu de António Costa, a chave da cidade de Lisboa, enquanto Nuno Gomes e Rui Costa, acompanhados de jovens do Benfica, lhe ofereceram uma águia e uma camisola do clube. No início da missa, e depois de uma saudação, o cardeal patriarca presenteou-o com um cálice.

Esta foi a primeira das três missas presididas por Bento XVI durante esta visita a Portugal, e contou com a presença de 5 000 crianças e 10 000 jovens junto ao altar.

Antes da cerimónia no Terreiro do Paço, o dia do Papa em Lisboa ficou marcado por visitas ao Mosteiro dos Jerónimos e ao Palácio de Belém, onde trocou com Cavaco Silva ofertas alusivas à viagem.

No aeroporto de Lisboa, Bento XVI assumiu-se como «peregrino de Fátima» e evocou as comemorações do Centenário da República portuguesa, sublinhando a importância da colaboração entre Igreja e Estado.

Bento XVI passará a primeira noite da sua visita a Portugal na Nunciatura Apostólica, em Lisboa.

Clique na imagem para ver todas as fotos