O jornal francês «LEquipe» anunciou esta quinta-feira a sua «equipa de sonho» de 2013, com um onze que tem por base a equipa do Bayern Munique, juntando-lhe Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Leo Messi (Barcelona), Jordi Alba (Barcelona), Thiago Silva (PSG), Vincent Kompany (Manchester City) e Yaya Touré (Manchester City).

Num ano ímpar, sem Campeonato da Europa, nem Campeonato do Mundo, o diário francês assume que fez as suas escolhas com base nos títulos conquistados pela equipa bávara, daí a preponderância de jogadores do Bayern. A começar pela baliza, entregue a Manuel Neur, mas também na defesa, com Phillipe Lahm, e no meio-campo, com Schweinsteiger, Thomas Müller e Ribéry. O ataque fica entregue aos dois principais candidatos à «Bola de Ouro», Messi e Cristiano Ronaldo.

O jornal faz uma comparação com o onze de 2012 que tinha seis espanhóis (Casillas, Ramos, Alba, Xavi Alonso, Xavi e Iniesta) com o atual que tem apenas um (Alba). «É uma tendência muito marcada, que deverá ser corrigida eventualmente em 2014 ou não, em função da faculdade da Roja defender o seu título mundial no Brasil e também na capacidade de reconquista do Barcelona e do Real Madrid», justifica o jornal.

O ONZE DO LEQUIPE: NEUER (Bayern); LAHM (Bayern), KOMPANY (M. City), THIAGO SILVA (PSG) e ALBA (Barcelona); YAYA TOURÉ (M. City), SCHWEINSTEIGER (Bayern), MÜLLER (Bayern) e RIBÉRY (Bayern); CRISTIANO RONALDO (Real Madrid) e MESSI (Barcelona).

Um onze ligeiramente diferente daquele que foi escolhido pelos leitores do LEquipe que, numa sondagem promovida pelo jornal, escolheram a seguinte formação: Neuer (Bayern); Lahm (Bayern), Ramos (Real Madrid), Thiago Silva (PSG), Jordi Alba (Barcelona); Paul Pogba (Juventus), Touré (Mancester City), Özil (Real Madrid/Arsenal), Ribéry (Bayern); Ronaldo (Real Madrid) e Messi (Barcelona).