Estes vão ser entregues pelo Governo a trabalhadores em formação, no âmbito do programa governamental de acesso a computadores e Internet de banda larga a preços reduzidos.

O primeiro-ministro, José Sócrates, entrega sábado 50 computadores portáteis na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Elvas, no âmbito do programa, anunciado a 31 de Maio, que pretende garantir o acesso a meio milhão de pessoas, estudantes, professores e trabalhadores em formação, computadores com acesso à Internet em alta velocidade, refere a agência «Lusa».

No âmbito do programa Novas Oportunidades, José Sócrates vai entregar, também, 127 certificados a jovens e adultos que concluíram o 9º e 12º ano de escolaridade, segundo fonte governamental.

O presidente da TMN, Zeinal Bava, estará presente sábado em Elvas, disse fonte da operadora de telecomunicações do grupo Portugal Telecom (PT).

De acordo com a empresa, existem mais de 10.000 inscritos no programa e-oportunidades.

A iniciativa de entrega de computadores portáteis, com placa de acesso à Internet de banda larga aos inscritos no programa governamental e-oportunidades é alargada a mais 17 distritos, onde estarão presentes membros do Governo e representantes da operadora de telecomunicações.

A partir de Setembro arranca a iniciativa dirigida aos alunos e professores (e-escolas e e- professores).

As candidaturas ao programa podem ser feitas através dos sites www.tmn.pt ou www.eescola.net.