PLAY é um espaço semanal de partilha, sugestão e crítica. Cultural, quero crer. O futebol espelhado no cinema, na música, na literatura, no teatro. Outros mundos, o mesmo ponto de partida. Mas não só. Ideias soltas, reflexões comuns, filmes e livros que foram perdendo a vez na fila de espera das nossas prioridades. PLAY.

SLOW MOTION:

«FOOTBALL UNDER COVER» - Marlene Assmann. Aquela equipa nunca tivera um adversário. Treinava com afinco, apaixonada, muitas vezes clandestinamente. Mentiras, subterfúgios, omissões, tudo valia para as duas horas de prazer absoluto no campo de futebol.

Até ao dia em que uma senhora alemã apareceu. Fez perguntas, quis saber quem eram as misteriosas raparigas. Corpos envolvidas em roupas gastas, rostos tapados por burkas, todas em perseguição da bola, numa representação absurda do que deve ser a liberdade neste desporto.

Marlene Assmann conheceu assim a seleção nacional feminina do Irão. E logo tratou de organizar um jogo, o primeiro jogo na vida daquelas futebolistas. Até aí silenciadas pela rigidez da sociedade islâmica, vergadas ao peso de uma cultura castradora de direitos e privilégios, a equipa iraniana passou a vislumbrar um outro horizonte.

O documentário, de 2008, retrata precisamente a organização dessa partida histórica. Uma equipa feminina de Berlim, liderada por Marlene, ousa arriscar um jogo de futebol em Teerão. As dificuldades são gigantescas, o sucesso aparenta ser impossível, mas o final é feliz, imensamente feliz.

O código legal iraniano, opressivo para as mulheres por natureza, é esmagado durante 90 minutos. Nas bancadas não havia um único homem a aplaudir o empate.



PS: «É O AMOR» - João Canijo. Está na hora de morrer o preconceito pelo cinema português. Ver esta «espécie de documentário», como diz o seu realizador, é um excelente primeiro passo para isso. Canijo infiltra a atriz Anabela Moreira num mundo de mulheres das Caxinas. Nasce o respeito e o apreço pela simplicidade e genuinidade de um povo diferente. Interessantíssimo.



SOUNDCHECK:

«ROGER MILLA» - Pepe Kalle. A festa do futebol embalada nas ancas de Milla. Golo, explosão, corrida furtiva até à bandeirola de canto. Dança, baile, encanto pueril nos verdes 40 anos do goleador camaronês.

Conheci Roger Milla no Itália-90. Vi-o roubar a bola ao louco Higuita, a assassinar a fleuma inglesa, a levar um país (um continente?) a exacerbar virtudes e ocultar graves problemas. Durante um mês, Milla foi rei e senhor, o triunfo supremo do futebol milagreiro.

Voltou em 1994 para fazer mais um golo. Fizeram-lhe uma canção, tornou-se um deus. Dança, Roger!



«ELEPHANT STONE» - Elephant Stone «A Silent Moment» e «Sea of Your Mind» são músicas condenadas à audição eternal. Rishi Dhir, mestre da cítara, superou-se.

VIRAR A PÁGINA:

«FOOTBALL AGAINST THE ENEMY» - Simon Kuper. 22 países, idiossincrasias complexas, estilos peculiares, abordagens incompreensíveis ao olhar mais desatento. Uma volta ao mundo em busca de respostas que alimentam o espírito do futebol. Um livro a oscilar entre a tragédia e a comédia, entre a expressão libertina dos brasileiros e o calculismo gélido dos italianos. Publicado em 1998, permanece atual.



«PLAY» é um espaço de opinião/sugestão do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Pode indicar-lhe outros filmes, músicas, livros e/ou peças de teatro através do e-mail pcunha@mediacapital.pt. Siga-o no Twitter.