José Sócrates defende que os líderes europeus reunidos em Bruxelas hoje e sexta-feira devem decidir continuar o processo de ratificação do Tratado de Lisboa que os irlandeses colocaram em causa em referendo, informa a agência Lusa.

«Acho que o mais importante deste Conselho [Europeu] é que decida que as ratificações devem prosseguir», disse o primeiro-ministro à chegada ao edifício onde tem lugar a Cimeira dos 27.

José Sócrates considerou «da maior importância» a ratificação feita quarta-feira do Tratado de Lisboa pelo Reino Unido, acrescentando tratar-se de um «sinal claro» da parte de Londres no sentido do seu empenho na continuação do processo de integração europeia.

«O Tratado de Lisboa é outro depois da ratificação britânica», sublinhou Sócrates, considerando que «isto muda as coisas», visto ser tradicionalmente «muito difícil» para o Reino Unido ratificar tratados europeus.

«Acho que devemos encontrar soluções para o problema irlandês semelhantes às encontradas no passado, que respeitem o sentimento expresso pelo não irlandês», disse o primeiro-ministro.