O reforço da cooperação com Portugal é uma mais-valia para Timor-Leste afirmou Taur Matan Ruak após ter recebido em audiência Miguel Relvas, em Díli. O presidente timorense salientou que a cooperação é «também um reforço da identidade» e confessou-se «bastante satisfeito» após o encontro com o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares português.

Taur Matan Ruak destacou também o acordo de cooperação que Miguel Relvas assinará hoje com o homólogo Hermenegildo Pereira para o setor da comunicação social e disse esperar «que traga mais valia para o país e para o povo».

«A nossa cooperação [com Portugal] vai continuar bilateralmente, mas a presença das Nações Unidas termina este ano», disse o presidente de Timor-Leste, de acordo coma agência Lusa, vincando a vontade timorense de se afirmar como país preparado para conduzir, sozinho, os seus destinos.

O presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Vicente Guterres, também recebeu Miguel Relvas e reconheceu precisar de juristas da Assembleia da República Portuguesa que possam dar apoio à melhoria da qualidade legislativa do seu país.

Vicente Guterres salientou que o apoio de juristas portugueses visa a «qualidade das leis que possam sair do Parlamento Nacional» e revelou ter sentido que Miguel Relvas deseja «dar o maior apoio possível».