A nova Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas está a ultimar um acordo com petrolíferas para ter gasóleo mais barato do que em Espanha. Na reunião de 23 de Julho, a Associação vai apresentar ao Governo várias reivindicações, como o alargamento do desconto nas portagens para 24 horas, avança a «TSF».



A direcção da nova Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), criada na sequência da greve dos transportes de mercadorias em Junho, está a ultimar um acordo com petrolíferas para ter gasóleo mais barato do que o existente em Espanha.

«Vamos tentar negociar um preço que, associado à majoração, permita tornar-nos mais competitivos no mercado ibérico», tendo em conta que as transportadoras espanholas têm combustíveis mais baratos, disse à TSF Silvino Lopes.

GPS também em cima da mesa

Além dos descontos no gasóleo, a ANTP está a negociar a aquisição de GPS para os camiões a preços mais competitivos para os associados.

Para o próximo dia 23 está agendada uma reunião com o Governo para discutir alguns dos pontos acordados no dia 11 e que permitiu o fim da paralisação nacional das transportadoras, como a revisão da legislação laboral.

O alargamento para 24 horas do desconto nas portagens em vez do horário nocturno é uma das reivindicações que Silvino Lopes promete apresentar ao Executivo.

Além disso, Silvino Lopes apelou aos associados para incluírem o custo do combustível no preço dos fretes praticados, considerando que os clientes também têm de sentir as dificuldades do sector.