O presidente da BP acredita que o petróleo vai manter-se em níveis altos.

Nm encontro com os jornalistas, esta quinta-feira, que serviu para apresentar o «BP Statistical Revierw of World Energy» de 2007, António Comprido afirmou que, em sua opinião, «o preço do petróleo já não irá recuar» para os preços baixos de há alguns anos, nomeadamente os 30 ou 40 dólares o barril a que cotavam há cerca de 5 anos atrás.

«Não sei se voltará aos 80, se ficará nos 100 ou subirá para os 120 dólares o barril. O que acredito é que não voltarão aos níveis de há algumas décadas atrás», diz esclarecendo também, no entanto, não acreditar que se volte aos valores recorde de Julho.

Consumo abrandou crescimento

Mais específico, António Comprido não o quer ser, por se tratar de um mercado «volátil e pouco previsível».

De referir ainda que de acordo com o relatório anual da BP, o consumo global de petróleo cresceu na ordem dos 1,1% em 2007, o que corresponde a um milhão de barris por dia, um valor ligeiramente abaixo da média dos últimos 10 anos.

No caso português, a procura para consumo do petróleo aumentou 0,2% em 2007, atingindo os 302 mil barris ao dia, número inferior à subida do consumo mundial.

Já em termos de preço, este tem vindo numa trajectória ascendente ao longo dos últimos seis anos, o que «é o mais longo período de subida de preços desde 1981», referem.