As conclusões são do Observatório Cetelem 2009, apresentado esta quinta-feira, que apontam ainda para compras mais selectivas e consumo mais racional.
Portugueses dispostos a cortar em tabaco e cafés
Até os mais ricos já correm atrás de preços baixos
Quando o tema é o aumento das despesas, 23% toma a tendência como certa, enquanto 62% tem intenções disso.
«Portugal continua a apresentar um saldo positivo elevado, que é de 44%, no balanço entre consumo e poupança», referiu a responsável pelo Observatório Cetelem, Conceição Caldeira da Silva, na conferência de imprensa que decorreu em Lisboa.
O estudo, que se estende por 13 países europeus, dá conta de um ligeiro regresso do optimismo para este ano. No entanto, Portugal é excepção: numa escala de 0 a 10, em que 0 é muito mau e 10 muito bom, os inquiridos avaliam a situação actual e futura do país com um 2,8. A média dos países analisados é de 4,4.
«A moral das famílias portuguesas continua nos últimos lugares do ranking e em decréscimo face ao ano anterior», disse ainda Conceição Caldeira da Silva, que justifica a tendência com os impactos da crise financeira.
Cinco anos sucessivos de diminuição do poder de compra destruíram a já fraca confiança portuguesa, justifica ainda o documento.
Corte total nos créditos
Como é altura de apertar o cinto, apenas 1% dos portugueses dizem que esperam subscrever um crédito imobiliário no próximo ano, enquanto 0% fará um crédito ao consumo.
Além disso, quando o tópico é que compras vão fazer nos próximos 12 meses, 19% esperam investir em viagens e lazer, 16% em electrodomésticos e telemóveis, 12% em imobiliário e 10% em televisão, vídeo e aparelhagens.
Por regiões, os algarvios esperam comprar mais telemóveis e carros, os alentejanos também concentram as opções de investimento no automóvel, ao passo que nas zonas interiores, bem como em Lisboa e Porto, a vontade de gastar em viagens e lazer é o tópico mais mencionado.
No Centro Litoral, as intenções de compra para este ano pendem para os electrodomésticos, enquanto que no Norte Litoral, o produto mais mencionado é o telemóvel.
Ao nível de compras na Internet, a tendência geral é de descida, com excepção dos produtos alimentares: Portugal regista um crescimento de 11 pontos nas intenções de compra para 2009.
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