Em tempos de crise, usa-se a imaginação, e aparentemente os gestores hoteleiros por todo o mundo seguem esta receita à letra. São muitos os que procuram alternativas para tentar ultrapassar a situação económica e captar a atenção dos clientes.

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A grande maioria já reduziu os preços substancialmente durante o último trimestre de 2008. Mas além disto, muitos hotéis decidiram apostar na criatividade e oferecer algo totalmente novo, e surpreendente.

Hóteis de charme: ideias para todos os gostos

O Hotel Penha Longa, de cinco estrelas, criou um novo serviço, permitindo aos seus hóspedes levarem mais longe a experiência de uma boa noite de sono, e terem em suas casas os mesmos produtos de que usufruíram no Hotel.

Assim, os hóspedes podem agora adquirir as camas, os colchões, os lençóis com 100% de algodão egípcio, as almofadas, os edredões e coberturas com penugem de ganso branco, iguais aos que encontraram no quarto onde ficaram hospedados. Os preços, neste hotel em Sintra, custam a partir dos 193 euros.

Fora do país, o Hotel Fox de três estrelas em Copenhaga, durante o lançamento do novo Volskwagen Fox, 21 artistas modificaram o ambiente. No final, os 61 quartos ficaram transformados em suites de sonho, que vão desde designs relacionados com banda desenhada, até quartos coloridos. Os quartos estão disponíveis a partir dos 100 euros.

As férias também são para as crianças

E como as crianças são cada vez mais importantes no momento de escolher o destino final, ou até mesmo o hotel onde se fica hospedado, é importante que elas possam desfrutar de actividades e características criadas para elas em especial.

Hotéis: sugestões para escapadelas de fim-de-semana

A Tryp Hotels, de cinco estrelas, desenvolveu uma iniciativa original de entretenimento, personalizando os quartos de família com personagens dos filmes do Horton, ou com imagens do Homem-Aranha, para criar o ambiente adequado para a diversão dos mais pequenos. Por noite, custa a partir dos 61 euros.

Além destas iniciativas de reacção à crise, encontram-se também boas promoções, uma tentativa de adaptar as estratégias de marketing ao cenário económico actual. Assim, há soluções que permitem poupar até 50%. É o caso do Hyde Park Hotel em Londres, que permite a duas pessoas ficarem num hotel de 4 estrelas no centro de Londres a partir de apenas 89 euros por noite.