A Martifer e a Caixa Geral de Depósitos assinaram esta quarta-feira um acordo de entendimento para colaborarem na promoção e concretização de investimento na área das energias renováveis, em particular na eólica e solar.

O objectivo passa por «aproveitar as oportunidades de negócio existentes, quer em Portugal quer no estrangeiro», avança a Martifer em comunicado.

Neste âmbito a Martifer procurará novas oportunidades de investimento nas áreas da energia eólica e solar, podendo o Fundo de Capital de Risco Energias Renováveis - Caixa Capital tomar uma participação até 49% do capital dos referidos projectos.

A empresa será responsável pelo desenvolvimento, construção, operação e manutenção dos parques prevendo-se, ainda, o envolvimento do Caixa - Banco de Investimento S.A. para liderar a organização e montagem das estruturas de financiamento desses projectos.

O FCR Energias Renováveis - fundo de capital de risco gerido pela Caixa Capital - é o primeiro fundo de energias renováveis criado em Portugal e conta com um capital de 50 milhões de euros. Está já investido cerca de 50 por cento daquele montante em diversos projectos, fundamentalmente em empresas de energia eólica.

«Através deste acordo o Grupo CGD e a Martifer pretendem alavancar nas respectivas competências específicas, de forma a permitir uma mais rápida utilização dos recursos afectos à concretização de novos investimentos na área das energias renováveis, contribuindo deste modo para a diversificação das fontes de energia e para o cumprimento dos objectivos previstos no Protocolo de Quioto», conclui a Martifer.

Na bolsa em Lisboa, as acções da Martifer seguem a valorizar 0,94% para 5,.50 euros.