A produção da energia eólica sofreu um crescimento de 182 por cento, no 1º semestre. Os dados previsionais foram avançados esta quarta-feira pela EDP em comunicado à CMVM.

Ao mesmo tempo, assistiu-se a um decréscimo de da produção convencional no mercado ibérico liberalizado.

«A capacidade instalada bruta eólica da EDP aumentou 2.114 MW nos últimos 12 meses. Para este crescimento contribuiu a Horizon, que foi consolidada pela primeira vez em Julho de 2007, tendo atingido 1.321 MW de capacidade em Junho de 2008», acrescenta.

Já na Europa, a capacidade instalada aumentou 41% atingindo 1.916 MW em Junho.

«Em Espanha a produção eólica da EDP cresceu 38% em termos homólogos, e factor de utilização médio foi de 28% no 1S08, reflectindo a qualidade das localizações dos nossos parques em termos de recursos eólicos. Nos EUA, o factor de utilização médio dos nossos parques eólicos foi de 38% no 1º semestre de 2008», revela.

Aumento dos volumes de electricidade e gás

A eléctrica portuguesa revela ainda que se assistiu a um crescimento dos volumes de electricidade e gás em Portugal e Espanha, sendo que o primeiro apresentou um aumento de 1,3% em relação a igual período de 2007 e o segundo uma subida de 3,9%.

Já os volumes fornecidos pela EDP a clientes eléctricos de retalho em mercado liberalizado na Península Ibérica, aumentaram 17%. Na base desta subida está «o número de clientes liberalizados de electricidade da EDP em Portugal mais do que duplicou»

«O volume de gás vendido a clientes no mercado liberalizado espanhol aumentou 49% em termos homólogos, um crescimento suportado nos contractos de fornecimento de gás assinados com a Sonatrach no terceiro trimestre de 2007», conclui.

É de referir que a empresa vai divulgar os seus resultados semestrais no próximo dia 30 de Julho.

As acções seguem a ganhar 1,57% para os 3,54 euros.