A EGF, subholding do Grupo Águas de Portugal (AdP) para a área de negócio dos resíduos, acaba de comprar a participação de 15,58 por cento que a EDP-Imobiliária e Participações detinha na Valorsul, a empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos na área da grande Lisboa Norte.

A Valorsul era a única subsidiária em que, até agora, a EGF não detinha a maioria do capital social. Segundo o comunicado, além da EGF, são accionistas da Valorsul os municípios da Amadora, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira e a Parque Expo.

Integrando 14 empresas gestoras de sistemas de tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos (RSU) constituídas em parceria com os municípios servidos, a EGF tem por missão assegurar o tratamento e valorização de resíduos.

No conjunto, estes sistemas processam anualmente cerca de 2,7 milhões de toneladas de RSU produzidas em 155 municípios, servindo cerca de 56% da população de Portugal continental.

Em 2007, o conjunto dos sistemas da EGF foi responsável por 51% do total dos materiais de embalagem encaminhados para reciclagem através da Sociedade Ponto Verde, tendo registado um crescimento anual de 12% no volume de resíduos recepcionados através da actividade de recolha selectiva.

No domínio da valorização orgânica dos resíduos biodegradáveis, a EGF tem em curso um plano de investimentos de cerca de 190 milhões de euros que envolve a construção de oito novas instalações que irão permitir desviar de aterro cerca de 246 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano.