A Energias do Brasil, empresa do grupo Energias de Portugal (EDP), registou uma evolução no volume de energia vendida em 9 por cento. Ainda a distribuição de electricidade aumentou no segundo trimestre deste ano.

O volume de energia vendida pelo Grupo cresceu 9%, atingindo 1.428 GigaWatts/hora (GWh). No acumulado do ano, o volume totalizou 2.966 GWh, representando crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período. «Esse desempenho reflecte a maior disponibilidade de energia das centrais do grupo», justifica a empresa em comunicado.

No mesmo período, o volume de energia comercializada totalizou 1.790 GWh, registando uma queda de 6,5%. No acumulado do ano, o volume registou leve queda de 1% em relação ao mesmo período de 2007, totalizando 3.579 GWh.

«Esse desempenho reflecte principalmente a diferença de distribuição dos contratos com as distribuidoras do Grupo nos anos de 2008 e 2007», adianta.

Bandeirante e Escelsa contribuem para vendas

O volume total de energia distribuída cresceu 2,8%, no segundo trimestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007, e 2,6%, no acumulado do ano comparado ao mesmo período do ano anterior.

O volume de energia vendida a clientes finais registou um crescimento de 3,1%, no segundo trimestre de 2008 em relação ao segundo trimestre de 2007, e 3,7%, no acumulado do ano em comparação ao mesmo período de 2007, resultado do forte crescimento nas áreas da Bandeirante e da Escelsa.

O crescimento do volume distribuído nas classes residencial e comercial está ligado principalmente aos aumentos do número de clientes e do consumo per capita, impulsionados pelo crescimento económico nas áreas da Bandeirante e da Escelsa.

A classe industrial apresentou recuperação na região da Enersul, impulsionada pelas actividades têxtil e de minerais não-metálicos.