Cerca de 1,3 milhões de portugueses já mudaram de operador móvel. Os dados são do Barómetro de Telecomunicações da «Marktest», que embora os portugueses sejam fiéis ao operador de rede móvel, mas que mais de um milhão já mudou.

O Barómetro contabiliza, no trimestre móvel de Outubro, 1.304 mil residentes em Portugal com 15 e mais anos que afirmam já ter mudado de operador, um valor que corresponde a 17,2 por cento dos possuidores de telemóvel nesta faixa etária.

Os jovens são os menos fiéis, pois entre os possuidores de telemóvel dos 15 aos 24 anos, 25,9% diz já tê-lo feito. Entre as regiões, é no Grande Porto que se observa a maior taxa de residentes que dizem já ter mudado de operador (21,6%) e, entre os géneros, são os homens os que se mostram menos fiéis, pois um em cada cinco diz já ter mudado.

Embora a grande maioria dos portugueses, 74,4%, diga nunca ter mudado de operador, os que o fazem dizem ser motivados pelo preço (33,9%).

A comunidade de contactos (o facto de familiares ou amigos estarem ligados à nova rede) motiva 30,9% dos que mudam. Esta razão foi tradicionalmente mais apontada até 2005, tendo vindo a perder a primazia a partir de Janeiro de 2006.

De acordo com a «Marktest», estas duas razões representam 64,8% do total apontado por quem diz já ter mudado. Outras razões, como maior área de cobertura ou decisão da empresa/motivos profissionais recebem menores referências (10,6% e 6,7%, respectivamente).