Em Janeiro deste ano assistiu-se novamente a uma ligeira desaceleração dos empréstimos concedidos a particulares, revelam dados do Banco de Portugal (BdP).

A variação foi comum, em Janeiro, aos empréstimos para habitação e para consumo e outros fins.

Do mesmo modo, verificou-se também uma gradual aceleração dos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras (cuja taxa de variação se situou em 12,8%, 1.6 pontos percentuais acima do registado em Dezembro de 2007).

Em Janeiro, a taxa de variação dos empréstimos bancários concedidos ao sector não monetário (excluindo administrações públicas) fixou-se em 11,2%, mais meio ponto percentual que no mês precedente.

«Esta evolução resultou da aceleração dos empréstimos concedidos ao sector privado não financeiro (de 9,9 para 10,5%), enquanto a taxa de variação dos empréstimos concedidos a instituições financeiras não monetárias diminuiu 0,9 pontos percentuais, para 25,7%», refere o BdP.

As taxas de variação dos empréstimos bancários aos subsectores do sector privado não financeiro mantiveram em Janeiro as tendências de evolução observadas nos meses mais recentes.