O Banco Santander e a General Electric (GE), através das suas unidades GE Money e GE Commercial Finance, alcançaram um princípio de acordo relativo a um intercâmbio de activos avaliados entre as duas empresas em mil milhões de euros. Acordo esse que estabelece que o banco espanhol compre as unidades da GE Money na Alemanha, Finlândia e Aústria, bem como as suas unidades de cartões e financiamento de automóveis no Reino Unido.

Para além disso, diz ainda o Santander em comunicado enviado à CMVM que a GE Commercial Finance compraria a Interbanca, entidade italiana especializada em banca de grossista e que corresponde ao Banco Santander na separação de activos do ABN Amro, acordada depois da compra desta instituição com a Royal Bank of Scotland e o Fortis.

«O Banco Santander tem previsto integrar estas unidades de GE Money, que somam um volume de créditos de 9 mil milhões de euros, dentro de Santander Consumer Finance e

Santander Cards. A Interbanca passaria a formar parte da GE Commercial Finance, proporcionando à GE uma maior capacidade de serviço ao mercado de tamanho médio em

Itália», refere.

E acrescenta o presidente da GE Money, William H. Cary: «Acreditamos que esta operação responde aos interesses da GE Money, dos nossos negócios individuais e dos accionistas de GE. Permite-nos optimizar a nossa carteira para seguir crescendo e investindo, ao mesmo tempo que cumprimos o objectivo estratégico da GE de se focar nos activos dentro do sector dos serviços financeiros».

As acções do Santander seguem a subir 1,04% para os 12,66 euros.