O Banco Mundial (BM) tem capacidade para emprestar mais 100 mil milhões de dólares (76,2 mil milhões) aos seus clientes sem correr qualquer tipo de risco, afirmou esta quinta-feira o seu presidente, Robert Zoellick, cita a Lusa.

«Chegámos a esta crise com muito capital», afirmou o presidente do Banco Mundial, numa conferência de imprensa prévia à reunião conjunta deste organismo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que se realiza este fim-de-semana em Washington.

«Temos à volta de 100 mil milhões de dólares em empréstimos contabilizados nos nossos livros e podemos emprestar de forma segura mais 100 mil milhões de dólares», explicou Robert Zoellick.

O Banco Mundial prevê conceder durante o actual ano fiscal, que termina a 30 de Junho, cerca de 35 mil milhões de dólares em empréstimos, o triplo do valor anual que habitualmente concede.

Caso se confirme esta estimativa, o organismo terá disponíveis mais 65 mil milhões de dólares para emprestar aos seus clientes nos próximos dois anos fiscais.