São já 61 por cento os portugueses que se informam pela Internet, embora os meios tradicionais ainda façam parte do seu dia-a-dia, de acordo com um novo estudo da Novadir para a Marktest.

«A presença diária dos meios tradicionais mantém-se e o consumo de todos os tipos de media desenvolve-se de uma forma transversal, cada um com um papel e uma importância específica na cadeia de comunicação das marcas com o consumidor, não obstante o facto de se assistir a um forte dinamismo da internet como meio de consumo», conclui o estudo.

Televisão que tem mais impacto nas marcas

Mas a Televisão continua a ser o meio a ter o maior número de utilizadores diários, com destaque para o fim-de-semana, independentemente do número de horas dedicado, e assume-se como um meio transversal, ou seja, com elevada penetração em todas as variáveis sócio-demográficas. Este meio apresenta-se também como o de maior impacto para o conhecimento das marcas.

A Rádio, que aparece logo a seguir à Televisão (77% de penetração), assume forte expressão durante a semana, perdendo posicionamento durante o fim-de-semana, sendo também um meio de consumo muito homógéneo.

Consumidores lêem mais jornais

Os jornais apresentam-se como o 3º meio privilegiado de consumo (66% lêem jornais, independentemente da sua periodicidade) e com tendência crescente de consumo: «37% dos consumidores afirmam que lêem mais jornais do que há dois anos», sendo os homens os que apresentam maior afinidade com este meio.

Não obstante este posicionamento como 3º meio de maior penetração de consumo, apresenta um menor número de utilizadores diários (heavy users) do que a Internet.