A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a realizar uma acção de inspecção a ginásios a nível nacional, disse à «Lusa» fonte oficial daquela entidade, escusando-se a identificar as empresas já visitadas.

«A operação ainda está a decorrer. Quando terminar divulgaremos os resultados», adiantou a mesma fonte, acrescentando que esta operação é da exclusiva responsabilidade da ASAE: «Se há outras entidades envolvidas (em investigações) não sabemos».

No passado dia 1 de Fevereiro, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, anunciou que iria pedir a várias entidades uma investigação aos ginásios no âmbito da polémica sobre a descida do IVA para as instalações desportivas.

Em declarações no final de uma reunião com a associação das empresas de ginásios, Laurentino Dias aventou a possibilidade de cartelização no sector, uma vez que a descida da taxa de IVA (de 21 para 5 por cento) não provocou uma baixa generalizada no preço das mensalidades.

O secretário de Estado nomeou a Autoridade das Concorrência, Direcção-Geral do Consumidor e Inspecção-Geral de Finanças como os três organismos fiscalizadores que seriam chamados a realizar as inspecções.