Trata-se de um novo serviço gratuito da Microsoft incluído no sistema operativo dos dispositivos que permite aos utilizadores de telemóveis Windows, aceder, gerir e restaurar a informação pessoal contida nos telefones a partir de um portal de Internet.
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O produto foi desenvolvido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Microsoft na área das Tecnologias Móveis e será dado a conhecer por Ballmer no âmbito do Mobile World Congress, que decorre em Barcelona.
O centro de I&D que produziu a aplicação resulta da aquisição da MobiComp, em Agosto de 2008, pela Microsoft.
O «My Phone» começou a ser desenvolvido em Portugal em 2004 e foi, segundo a Microsoft, «um dos activos fundamentais da Mobicomp» que levaram a multinacional a interessar-se pela empresa com sede em Braga.
O serviço permite sincronizar informação ao nível da agenda, contactos, tarefas, mensagens de texto, fotografias e vídeos. «Uma vez sincronizada a informação, o utilizador poderá agir, recuperar e fazer cópias de segurança ( back-ups dos dados contidos no telemóvel.
Com disponibilização prevista para a segunda metade de 2009, o «My Phone» terá distribuição imediata limitada em versão beta, disponível para telefones móveis com versão 6.0, 6.1 e 6.5 do sistema operativo Windows Mobile, sendo que a Microsoft se encontra de momento a estudar a sua disponibilização noutros sistemas operativos.
Após a aquisição da empresa pela Microsoft, a equipa da ex-MobiComp, sedeada em Braga, passou a integrar a equipa alargada de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft na área da Mobilidade em Redmond, Seattle, EUA.
O projecto estará disponível em breve para os cerca de 20 milhões de telemóveis de base Windows.
Software para telemóveis cresce 30% ao ano
O negócio de venda de software para telemóveis é uma das recentes áreas de diversificação em aposta pela Microsoft em Portugal nos últimos três anos.
De acordo com a empresa, o volume de negócios tem crescido a um ritmo de 30% ao ano e nos planos está ainda «aumentar mais a sua presença neste segmento», algo que o novo «My Phone» deve ajudar a reforçar.
Este representa um volume anual de 4,5 milhões de unidades, com um crescimento de 12%, das quais 700 mil são smartphones, um sub-segmento que cresce 25% ao ano.
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