Portugal vai ter de disputar o play-off de acesso à fase final do Euro-2012, mas para o ex-seleccionador nacional, que foi despedido já com a campanha em curso, a qualificação teria sido consomada logo na fase de grupos.

«(...) Se não tivessem criado toda aquela turbulência à volta da Selecção, com acusações e questões que só serviram interesses privados e partidários (...), se isso não tivesse acontecido, comigo à frente da Selecção a nossa qualificação teria sido absolutamente natural, normal, consistente e estaríamos agora na fase final», defendeu Carlos Queiroz, nesta quarta-feira, em entrevista à Antena 1, referindo-se ainda a Laurentino Dias, ex-secretário de Estado do Desporto, e Amândio de Carvalho, vice-presidente da Federação.

O técnico português, actualmente no comando da selecção do Irão, deixou também um aviso a Paulo Bento: «Que pense bem e que medite naquilo que aconteceu aos selecionadores portugueses, desde Juca, Pedroto, Mário Wilson, Carlos Queiroz, Artur Jorge, Toni, Cabrita..., enfim, todos eles acabaram mal e com as suas carreiras e imagens absolutamente arruinadas.»

Carlos Queiroz sugeriu ainda a Paulo Bento concentrar-se exclusivamente na Selecção. «Temos bons jogadores, possibilidades de ter uma boa equipa, o Paulo tem experiência suficiente, que se concentre, que prepare a equipa, que não ligue a essa bicharada, a esses dinossauros que são pessoas que só destroem o futebol, não constroem nada. Concentre-se nisso [na equipa], porque se isso acontecer os adeptos portugueses vão uma vez mais ver a equipa portuguesa na final de um Europeu», argumentou.

Já o convite ao brasileiro Hulk para jogar por Portugal foi negado por Queiroz: «É absolutamente patético esse rumor e quem o divulga ainda mais pateta é. Foi o Hulk? Se foi convidado não foi por ninguém da Selecção, de certeza. Por mim? Isso é absolutamente patético.»