Rui Vitória perspectivou na manhã desta quinta-feira o jogo inaugural da sexta-jornada, em que o Vitória de Guimarães vai ao Estádio Dragão defrontar o FC Porto. O técnico diz não encontrar fragilidades no seu adversário, espera conseguir um bom resultado e não se alonga a comentar a polémica que envolve Jorge Jesus.

«Estamos na presença do campeão nacional, a jogar em sua casa, mas vamos à luta. Vai ser um jogo difícil, respeitando o Porto, mas ao mesmo tempo com a ambição que nos tem caracterizado», referiu Rui Vitória em relação ao jogo de amanhã.

Rui Vitória diz que o FC Porto vai encontrar um V.Guimarães diferente daquele que atuou em agosto no jogo da Supertaça: «Estamos com uma distância de mês e meio da Supertaça. Estávamos numa fase muito inicial da época. Hoje a equipa está diferente. Vamos jogar com uma equipa que mais de 50% será diferente. O Porto joga com a mesma base, e se calhar até vai jogar com a mesma equipa».

«Os jogadores do Porto podem estar mais intranquilos»

Questionado sobre a possibilidade de contar com a ajuda de Abdoulaye e Tiago Rodrigues, no sentido de perceber algumas rotinas do FC Porto, Rui Vitória desvaloriza esse facto: «Temos um trabalho de observação exaustivo, temos informação total daquilo que é o adversário. Não estamos preocupados com essas coisinhas se o jogador conhece ou não conhece».

O técnico do V.Guimarães confirma que os dois jogadores vão ser convocados para este jogo, em que não encontra pontos negativos no adversário: «Encontrar fragilidades do FC Porto é difícil, porque é uma equipa que em três anos só perdeu uma vez. Acredito na estatística. Se uma coisa não aconteceu está mais perto de acontecer».

Os azuis e brancos vêm de um empate na casa do Estoril. Rui Vitória não encontra grande vantagem para a sua equipa inerente a esse resultado dos dragões: «Tem vantagens e desvantagens. Poderá haver um pequeno burburinho interno por um resultado ou outro. Os jogadores do Porto podem estar mais intranquilos, mas por outro lado se empataram vão querer ainda mais ganhar».

«Quem sou eu para fazer juízos?»

Rui Vitória diz estar consciente das dificuldades que terá pela frente, mas ainda assim diz que a equipa da vimaranense vai entrar no Estádio do Dragão com intenções de conseguir um bom resultado: «As duas últimas exibições deram indicações muito positivas daquilo que é a nossa equipa. Vamos ao Porto tentar o nosso melhor resultado, e o melhor resultado é ganhar».

Sobre a polémica que envolveu Jorge Jesus no final do encontro realizado no D. Afonso Henriques, Rui Vitória não se alongou: «Quem sou eu para fazer juízos de valor de quem quer que seja. O que me parece é que é fundamental todos sermos mais serenos e todos sabermos que este negócio do futebol tem de ser bem vendido».

«É bom que depois desta semana agitada todos nos lembremos que há alguma injustiça para além dos três clubes mais mediáticos que ninguém comenta. Nomeadamente multas que os clubes pagam não se percebem muito bem», disse ainda Rui Vitória sobre este assunto, referindo-se à multas paga pelo V.Guimarães relativa ao jogo com o Benfica.