Os mercados russo e indonésio foram suspensos devido às fortes quedas registadas, que ultrapassavam, em ambos os casos, os 10%, avança a «Bloomberg».

O Micex da Rússia atingiu uma queda máxima de 14,4%, a maior queda em quase 20 anos, para o valor mais baixo dos últimos três. As negociações só serão retomadas no próximo dia 10, ou seja, na segunda-feira.

Já na Indonésia, o Jacarta Index esteve a cair 21%, um valor que é também o mais alto em quase duas décadas, e que obrigou as autoridades a suspenderem a negociação. Neste caso, não se sabe quanto tempo durará a suspensão.

Rússia e Indonésia são, nesta altura, o espelho dos mercados emergentes, que começam a ver-se também afectados pela turbulência financeira, que tem levado os investidores a venderem acções na tentativa de conseguirem dinheiro vivo, segundo explicou um analista à agência «Bloomberg».

O MSCI Emerging Markets, que agrega os mercados emergentes, caiu mais de 6%, naquela que é já a sua sexta sessão consecutiva de perdas, e atingiu o valor mais baixo desde 2005.