Cristiano Ronaldo vai chegar ao Euro 2024 com 39 anos, mas o selecionador nacional Roberto Martínez considera que o avançado português tem condições físicas para disputar todos os jogos da competição.

«Quando cheguei à seleção, foi um objetivo muito claro ter um relatório, um passaporte de todos os jogadores e do que precisam em termos de recuperação. Não há estatísticas para jogadores como Cristiano Ronaldo e também para Pepe (40 anos). Precisávamos de ter essa estatística. E, agora, temos a certeza de que o Cristiano pode jogar dois jogos em quatro dias. Temos uma avaliação muito clara. Não há dúvida disso», assegurou Martínez em entrevista à agência Lusa.

O selecionador recordou o primeiro encontro com Ronaldo, onde sentiu estar ao lado de uma «pessoa que parecia ter 18 anos».

«É um exemplo de como um jogador dá tudo pela seleção. Disposto a dar tudo pela equipa. Tivemos um apuramento perfeito e o Cristiano foi um capitão muito importante para iniciar este novo período. A minha impressão, quando falei a primeira vez com ele sobre a seleção, foi de uma pessoa de 18 anos. Jovem pela seleção», frisou.

Tendo visto Ronaldo «rápido e feliz no relvado», Martínez não ficou surpreendido pelos 54 golos que o avançado marcou, ao serviço de Al Nassr e Portugal, em 2023.

«Fazer isso num ano, com a idade que ele tem, é uma prova do desempenho que teve. É preciso dar naturalidade aos jogadores e gostei muito também do que encontrei no balneário. Da experiência e do peso que tem», notou.

Outro jogador experiente que merece a confiança do selecionador nacional é Pepe, que continua a ser uma forte hipótese para a fase final do Europeu, sobretudo devido à sua «experiência, atitude e compromisso». O defesa-central do FC Porto vai completar 41 anos em fevereiro e disputou apenas um jogo no apuramento.

«O Pepe é um jogador muito importante para a seleção. Teve azar nos estágios por causa de lesões. É um jogador contagiante, com enorme experiência e com uma qualidade de balneário muito boa. Até 20 de maio, o período é longo, mas Pepe faz parte da lista dos jogadores que podemos convocar. A sua experiência, a sua atitude, compromisso e isso tudo com a idade que tem é admirável. Tem uma influência incrível», finalizou.