Dezenas de camiões carregados com lixo de cinco municípios aguardam um destino, depois de terem sido impedidos de descarregar, hoje, no aterro sanitário de Mato da Cruz, devido à greve dos trabalhadores da Valorsul, refere a Lusa.

Fonte dos Serviços Municipalizados de Loures, que servem também o município vizinho de Odivelas, disse que existem apenas camiões vagos para fazer recolha selectiva.

«Temos os carros completamente cheios. Se não houver alternativa, hoje não há recolha», adiantou.

Cerca de 300 toneladas de lixo recolhidas na noite passada em Loures e Odivelas distribuídas por 85 camiões, aguardam à porta do aterro. O mesmo acontece em Vila Franca de Xira.

Fonte camarária adiantou que os 14 carros da frota de lixo no concelho estão cheios. «Aguardamos informações da Valorsul. Se este lixo não for despejado, não podemos fazer recolha hoje», disse, acrescentando que estão armazenadas nos carros cerca de 120 toneladas de resíduos.

O concelho da Amadora tem ainda disponíveis 15 carros para fazer a recolha hoje, mas outros tantos encontram-se cheios com cerca de 120 toneladas de lixo, à espera de um destino.

Os 110 camiões da frota de recolha de resíduos da câmara de Lisboa (CML) também estão parados e cheios com cerca de 700 toneladas de lixo.

O director municipal de ambiente urbano da CML, Ângelo Mesquita, confirmou que não há carros disponíveis para recolher os resíduos esta noite, se não for encontrada uma alternativa para despejar o lixo.