O rastreio à tuberculose na Escola EB 2,3 e secundária de Alijó, efectuado em Outubro a cerca de 900 alunos, professores e funcionários, deu resultados negativos, disse esta segunda-feira o delegado de saúde do distrito de Vila Real, escreve a Lusa.

Hoje mesmo, o PSD de Alijó enviou um pedido de esclarecimentos ao delegado de saúde do concelho sobre os resultados do rastreio efectuado à comunidade escolar, na sequência dos casos de tuberculose registados na Escola EB 2/3 de Alijó.

Naquele estabelecimento de ensino foram detectados seis casos de tuberculose, entre Março e Outubro de 2007, atingindo cinco alunos e uma professora.

Os casos foram apenas divulgados em Outubro, uma situação que deu origem à realização de um rastreio que envolveu um total de 930 pessoas entre alunos, professores e funcionários daquele estabelecimento de ensino.

Vacina da BCG já está disponível

Alijó: rastreio à tuberculose na escola

O PSD, através do presidente da concelhia, Miguel Rodrigues, em carta enviada à delegação de saúde de Alijó, queixou-se da «falta de informação pública» sobre a situação.

O delegado de saúde distrital, Miguel Pinheiro, disse à Lusa que «o rastreio derem um resultado negativo à presença da doença».

Referiu ainda que não foi registado mais nenhum caso de tuberculose naquele concelho.

De acordo com dados do departamento de Saúde Pública do distrito, o concelho de Alijó tem cerca de 13.700 habitantes e os três casos de tuberculose que ocorrem em média por ano no concelho representam um incidência da doença de 22 casos por cada 100 mil habitantes.

A taxa de incidência da tuberculose no distrito de Vila Real é de 28 por cada 100 mil habitantes enquanto que, em 1982, esse valor era de 73 por cada 100 mil habitantes.

A transmissão do Mycobacterium tuberculosis (Mt), bacilo causador da tuberculose, ocorre por inalação de gotículas infectadas expelidas por pessoas com tuberculose pulmonar ou laríngea quando espirram, tossem ou falam.

O risco de transmissão depende de um conjunto de factores como as características do doente, o tempo de exposição e as características da pessoa exposta.