Para o trimestre móvel de Setembro de 2007, a maioria dos portugueses com mais de nove anos entende que a facilidade de utilização é a característica mais importante na escolha de um telemóvel.

Estes indivíduos são cerca de 3,5 milhões e representam 37,4 por cento do universo, indicam os resultados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

Este dado é tanto mais interessante quanto se têm detectado mudanças ao longo dos anos. Em Junho de 2004, os dados mostravam que o tamanho ou dimensão era a característica que mais utilizadores valorizavam (45,6% das opiniões).



No ano seguinte, era o preço a característica mais valorizada (44,6% das opiniões), o que se manteve até 2006 (29,4%). Finalmente, surge em 2007 a facilidade de utilização como a mais importante, o que certamente não se alheia do facto do mercado das telecomunicações ter atingido um nível de maturidade elevado, apresentando por outro lado aparelhos cada vez mais sofisticados e multifacetados que, em alguns casos, necessitam de alguma aprendizagem para a sua utilização.

A segunda característica mais valorizada actualmente é o preço/condições especiais, que é referida por 35,2% dos indivíduos. O tamanho/peso recolhe 29,4% das opiniões, ao passo que a autonomia é apontada por 25,5% dos inquiridos.

Outras características têm menores referências, mas como veremos podem ser «extremamente importantes» para alguns segmentos da população.

Jovens dão valor ao design do aparelho

Nem todos valorizam da mesma forma estas características principais. Assim, as crianças entre os 10 e os 14 anos dão maior importância à câmara fotográfica incorporada, referida por 48,6% dos inquiridos nesta faixa etária.



Os jovens entre os 15 e os 24 anos valorizam, pelo seu lado, o design do aparelho, característica apontada por 34,2% dos inquiridos destas idades como a mais importante para a escolha do aparelho.

Já para os residentes no Litoral Centro, o mais importante é o tamanho/peso, questão referida por 35,9% deles.

Já para os residentes no Litoral Norte, na região Sul ou nas Regiões Autónomas, tal como para os indivíduos da classe social média, o preço/condições especiais é a característica mais importante (apontada respectivamente, por 41,8%, 40,1%, 34,6% e 36,7% deles).