No trimestre móvel de Setembro de 2007, entre os oito milhões de residentes em Portugal com 10 e mais anos que possuem ou utilizam telemóvel, 23,4% deles costuma usar o MMS, segundo os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest. São 1.885 mil indivíduos, 43% dos quais com menos de 25 anos.

A análise evolutiva deste indicador mostra uma tendência geral ascendente, embora desde Março de 2005 apresente ciclos de desenvolvimento. Nos últimos seis meses (móveis), a tendência é para a relativa estabilização.

Este é um serviço eminentemente jovem, pois 42,9% dos seus utilizadores têm menos de 25 anos e 73,1% menos de 35 anos.

São pois os jovens que mais aderem ao serviço de mensagens multimédia, que atinge taxas de penetração de 42,8% entre os jovens dos 15 aos 24 anos e de 36,3% entre os jovens dos 10 aos 14 anos.

As diferenças de penetração do serviço por classe social e por região são menos significativas, sendo por isso a idade a variável mais discriminante nesta análise

Dos indivíduos que afirmam utilizar este serviço, 38% envia uma mensagem multimédia por semana, 18,4% enviam duas, 17,6% de três a cinco, 10,8% de seis a dez e 7% mais de dez.