As companhias aéreas de baixo custo (low cost) em Portugal representam 16 por cento das vendas a nível de voos face às empresas tradicionais. Esta é a conclusão do primeiro Barómetro Europeu no sector do turismo, revelado pela agência TerminalA.

«Portugal, ainda é um mercado relativamente recente, no que diz respeito às companhias aéreas de baixo custo, ocupando a quarta posição com 16%, em relação aos países onde foi realizado o estudo», adiantam.

O mercado Francês, apresenta-se na primeira posição com 37%, demonstrando que este segmento é muito sensível à oferta das low cost, seguido de Espanha com 28%, que ocupa o segundo lugar.

Nos restantes mercados, as empresas de baixo custo representam uma menor percentagem das vendas a nível de voos, para além de Portugal com 16%, encontra-se a Itália com 22%, e a Alemanha com 9%.

50% das reservas fizeram-se durante os primeiros 15 dias do mês

As companhias tradicionais continuam a ser protagonistas no mercado aéreo europeu. Em Portugal este sector ainda representa 84%, na Alemanha 91%, em Itália 78%, em Espanha 72% e em França 63%.

De referir que estes dados correspondem a reservas realizadas na TerminalA durante o mês de Junho, nos principais mercados emissores e receptores de turistas: Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal.

Segundo este Barómetro, a maior parte dos utilizadores da TerminalA que compraram através desta página Web durante o mês de Junho, não o fizeram para viajar em Julho ou Agosto.

Entre eles destacam-se os italianos, que se apresentam como aqueles que menos planificam as férias, já que 41% das vendas realizadas neste país, em Junho, foram precisamente para viajar nesse mês. A seguir encontra-se Portugal e Espanha com 38%. Os mais organizados são os alemães, que compraram em Junho, para viajar entre Julho e Outubro (69%).

No que diz respeito ao período de reservas para férias em Junho, verifica-se uma constante em todos os mercado estudados: cerca de 50% das reservas fizeram-se durante os primeiros 15 dias do mês.