Portugal é um dos Estado-membros da União Europeia com maior investimento em projectos de transporte a ligar a Europa, estando a maior força centralizada nos próximos seis anos, diz um documento da Comissão Europeia apresentado esta terça-feira.

O executivo comunitário vai apresentar esta terça-feira num conselho informal de Transportes, na Eslovénia, o ponto da situação da implementação dos 30 projectos prioritários da rede transeuropeia de transportes, que devem estar concluídos até 2020, e que representam um investimento total de 397 mil milhões de euros.

Portugal está envolvido em quatro desses projectos, que compreendem, entre outras infra-estruturas, o projecto ferroviário de alta de velocidade, o futuro aeroporto de Lisboa e a nova travessia do Tejo, e que cifram um total um investimento superior a 20 mil milhões de euros.

Metade desse valor será aplicado durante o actual programa 2007-2013, período durante o qual terão início as obras de todos os projectos em que Portugal está envolvido.