Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se segunda e terça-feira, no Luxemburgo, num conselho com a agenda dominada pelas ajudas que a Comissão Europeia propõe para o sector enfrentar os preços dos combustíveis, escreve a «Lusa».

A Comissão Europeia aprovou a semana passada medidas temporárias de apoio às pescas, como ajuda à reconversão das frotas, apoios de emergência para a cessação provisória da actividade e modos de intervenção no mercado para aumentar o valor do pescado.

Com este pacote de propostas, Bruxelas quer contribuir para combater os efeitos no sector das pescas das sistemáticas subidas de preços dos combustíveis.

Os esquemas previstos para a reconversão das frotas têm como objectivo facilitar a concessão de ajudas para uma reestruturação profunda onde esta for necessária, para tornar os navios energeticamente mais eficientes e para tornar os métodos de captura mais amigos do ambiente.

A Comissão Europeia propõe a concessão de uma ajuda temporária num máximo de três meses a navios imobilizados, a aplicar até ao fim do ano e com a condição de as embarcações beneficiárias entrarem num plano de reestruturação num prazo de seis meses.