O F.C. Porto já teve momentos mais felizes. Não é preciso ser especialista no futebol para perceber que o rendimento da equipa caiu muito de um ano para o outro, mesmo que apenas tenha perdido o treinador e o ponta-de-lança. As exibições contra Feirense, Zenit e Apoel, por exemplo, estiveram longe de preencher o parâmetro de qualidade que existe nos adeptos portistas. Vítor Pereira sabe disso.

O treinador do F.C. Porto passou, ao longe de toda a conferência, uma ideia forte: a equipa sabe que esteve mal contra o Apoel e deve aos adeptos uma resposta condizente. Ainda assim, Vítor Pereira continua a acreditar piamente no potencial do plantel que tem em mãos.

Nacional: vem aí o «carrasco» da Madeira

«Não me sinto decepcionado, porque esta equipa já proporcionou grandes jogos. É fundamental gerir da melhor forma os momentos de cada um e iremos fazer a gestão necessária com o Nacional. Vamos apresentar os jogadores que neste momento, e repito, neste momento, estão em melhores condições», prometeu, falando do duelo com o Nacional.

As críticas à condição física da equipa também têm surgido de vários quadrantes. Vítor Pereira não as aceita.

«Não concordo. O físico é quase sempre o que se vê superficialmente. É muitas vezes condicionado pelo táctico e, a maior parte das vezes, pelo emocional. Muitas vezes não é fadiga física, é fadiga emocional. Há muito mais condicionantes por trás. Essa é a análise mais simplista que se pode fazer», afirmou.

«Moutinho? Se foi genuíno, respeito»

No final do jogo com o Apoel Nicósia, João Moutinho admitiu publicamente que não atravessa um bom momento. Vítor Pereira foi confrontado com as declarações do médio portista e garantiu que as respeita.

«O João [Moutinho] manifestou aquilo que sente. Se isso é genuíno, tenho de respeitar. É um jogador exigente consigo próprio, tal como eu. Essa reflexão só vem atestar o grande carácter que tem. Sente que pode render mais e quer render mais e admiti-lo publicamente atesta a qualidade humana e a personalidade do Moutinho», considera o treinador do F.C. Porto.

Os convocados para o Nacional