O Sporting venceu este sábado o Rio Ave por 4-1, na 5.ª jornada do Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores. Já o FC Porto foi vencido em Guimarães (1-2) e somou a primeira derrota nesta segunda fase.

Em Alcochete, o Sporting impôs a força e beneficiou de uma tarde inspirada de Matheus Pereira, jovem que recentemente renovou contrato com o clube e voltou por isso a ser opção para Luís Boa Morte.

Matheus Pereira começou a desequilibrar o encontro aos 20 minutos, quando sofreu uma falta dentro da área, para um penálti que Rafael Barbosa converteu. Pouco depois, o mesmo Matheus Pereira lançou Lisandro Semedo, que cruzou para Rafael Barbosa fazer o segundo golo do jogo, e da conta pessoa.

Ainda antes do intervalo, o terceiro golo: outra vez Matheus Pereira, desta feita a correr meio campo, para um remate que bateu num adversário e sobrou para Lisandro Semedo, que de cabeça encostou para o fundo das redes.

A segunda parte começou com o Sporting a ficar reduzido a dez jogadores, por segundo amarelo de Bruno Wilson. Apesar disso voltou a ser o Sporting a marcar, através do estreante Aya Diouf que cabeceou na sequência de um canto de Rafael Barbosa.

Antes do fim, o Rio Ave reduziu e fez o 4-1 final, através de um golo em que Ernest, que se isolou, ultrapassou Pedro Silva e atirou para a baliza deserta.

Com esta vitória, o Sporting igualou o Gil Vicente no segundo lugar (embora com mais um jogo), ambos com nove pontos: menos três do que o líder FC Porto.

A formação de António Folha somou este sábado, de resto, a primeira derrota da segunda fase: os azuis e brancos foram derrotados na deslocação a Guimarães, por 1-2.

O FC Porto até entrou melhor no jogo, através de um cabeceamento de Chidozie, aos 28 minutos, após canto cobrado por Rui Moreira.

Antes do intervalo, aos 40 minutos, o V. Guimarães ficou reduzido a dez jogador, por expulsão de Gaspar Santoalha. Pouco depois, porém, aos 51 minutos, também o FC Porto ficou com dez unidades, por expulsão de Malthe Johansen.

Com as duas equipas reduzidas a dez jogadores, o jogo continuou em aberto e muito disputado. Até que o V. Guimarães chegou ao golo, a dobrar, e garantiu a vitória. Tudo nos dez minutos finais. Primeiro marcou João Paredes (83m) e depois foi Rui Gomes (87m) a fazer o segundo tento.

Resultados da quinta jornada:
Sporting-Rio Ave, 4-1
V. Guimarães-FC Porto, 2-1
Nacional-Gil Vicente, este domingo
Benfica-U. Leiria, dia 5 maio

Classificação do campeonato de juniores:
1.º FC Porto, 12 pontos (5 jogos)
2.º Gil Vicente, 9 pontos (4 jogos)
3.º Sporting , 9 pontos (5 jogos)
4.º V. Setúbal, 7 pontos (5 jogos)
5.º Rio Ave, 6 pontos (5 jogos)
6.º Benfica, 5 pontos (4 jogos)
7.º Nacional, 4 pontos (4 jogos)
8.º União Leiria, 0 pontos (4 jogos)