* com Berta Rodrigues

Depois de duas derrotas em casa nesta edição da Liga dos Campeões, o FC Porto precisa de pontuar em casa do Zenit se não quer perder o comboio. Ainda assim, em caso de empate ficaria em desvantagem com os russos, os rivais para o segundo lugar de apuramento, num grupo onde o At. Madrid está claramente por cima.

Siga o Zenit-FC Porto AO VIVO

A história confirma a impressão do senso comum: a tarefa do FC Porto é difícil. Até hoje só sete equipas conseguiram sair vivas da fase de grupos da Liga dos Campeões depois de terem perdido dois jogos no seu terreno.

Tudo continua, por ora, em aberto. Uma vitória em São Petersburgo deixaria os dragões a dependerem apenas de si próprios, com seis pontos contra quatro do Zenit antes dos dois últimos encontros: receção ao Áustria Viena e visita ao At. Madrid.

Uma coroa de três pontos transformará este FC Porto num czar; um insucesso, mais um, entrega-o à escravatura matemática.



Momento

Zenit:
Tranquilo. A equipa de Hulk, Danny, Neto, Witsel e companhia lidera o campeonato russo com apenas uma derrota em 15 jogos. E uma derrota que já ficou lá bem para trás. Foi em julho, no terreno do Rubin Kazan. Já vai em dez partidas esta época sem perder em casa.

FC Porto:
Preocupado. O balão motivacional conseguido no Clássico esvaziou-se quase por completo no empate confrangedor do Restelo. Esse terá sido o pior jogo dos azuis e brancos no reinado de Paulo Fonseca. A reação do treinador no final, ao desvalorizar a pobreza exibicional, também em nada contribuiu para avaliar corretamente o que se está a passar com os tricampeões nacionais.

Uma derrota em São Petersburgo afasta quase em definitivo os dragões da presença nos oitavos-de-final, aquele que tem sido sempre o objetivo mínimo para a equipa. O FC Porto domina internamente mas, na Champions, continua a ceder em momentos importantes e a ser incpaz de se intrometer entre os melhores dos melhores.

Se quiser tentar ainda esta época, terá de mostrar outros predicados na Rússia.


Ausências

Zenit:
Os russos tiveram um reforço de última hora. O bem conhecido Axel Witsel estava castigado mas foi despenalizado e é opção. O guarda-redes Malafeev recuperou de uma longa lesão e está novamente disponível. A baliza, mesmo assim, continuará a ser de Lodygin.

FC Porto:
Herrera é baixa por castigo, Quintero por lesão. De resto continuam de fora Fucile e Izmailov, ambos por razões extra-desportivas. Sinan Bolat, Carlos Eduardo e Kelvin não estão inscritos nesta prova.

Discurso direto

Luciano Spalletti:
«Todas as equipas são fortes e todas podem vencer. O único resultado que nos interessa é a vitória. Acredito que o Zenit vá tentar fazer um jogo inteligente, mas não acredito que não tenha a intenção de vencer. Acredito que ambas as equipas vão querer vencer, e isso pressupõe um jogo aberto.»

Paulo Fonseca:
«Este jogo tem uma importância grande para as duas equipas, mas acaba por não decidir nada nesta fase. Todos os jogos são importantes no FC Porto. Este é um jogo importante, em função dos resultados das jornadas anteriores, que nos obrigam a vir aqui tentar vencer. Por isso é um jogo importante. E também por ser um jogo da Liga dos Campeões.»

Histórico de confrontos

Na única vez que se deslocou a São Petersburgo, o FC Porto perdeu por 3-1. Nesse jogo a equipa então orientada por Vítor Pereira até entrou bem e marcou bem cedo, por James Rodrígues (10 minutos). O que se seguiu foi demasiado mau. Shirokov empatou aos 20, Jorge Fucile foi expulso perto do intervalo e na segunda parte os russos marcaram mais duas vezes: Shirokov (63) e Danny (72).

Helton, Otamendi e Fernando (Defour e Varela foram suplentes utilizados) são os sobreviventes dessa equipa.



Equipas prováveis

ZENIT



FC PORTO